Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Raia pintada


Aetobatus narinari, popularmente conhecida como arraia-pintada, raia-pintada, pintada, narinari, papagaio, raia-leopardo, ratão-pintado, arraia-chita ou raia-chita, é um peixe da família dos miliobatídeos. A sua boca assemelha-se ao bico de uma ave e a cauda a um chicote com 1 a 5 ferrões. O seu revestimento dorsal é azul-escuro, com manchas brancas; a região ventral é branca, o que lhe permite uma eficaz camuflagem, vista de cima ou de baixo.

Possui uma boca no inferior da cabeça, com dentes serrilhados. Alimenta-se de crustáceos, plânctons, moluscos e outros pequenos animais, como vermes, caramujos e camarões. Para capturar seu alimento, a raia fica semienterrada na areia esperando seu alimento. Quando a presa se aproxima, ela dá um rápido e certeiro bote. Cobrem a vítima com suas nadadeiras peitorais e, em seguida, abocanham a presa.
As raias-pintadas podem ser encontradas em todas as águas tropicais do Oceano Atlântico. No Brasil, ocorrem mais frequentemente no sudeste e sul do país. Elas ficam normalmente no fundo de estuários e baías, apesar de serem capazes de nadar grandes distâncias em mar aberto.

Vive solitária ou em pares e em pequenos grupos, eventualmente em cardumes, nadando próximo da superfície ou do fundo, fica em estuários e baias. Vive entre 15 e 18 anos. Durante sua migração e reprodução, costuma formar enormes cardumes. Nesta época, ao fugir dos predadores, pode ser vista executando saltos espetaculares para fora da água.

Utilizam sua cauda como chicote. A sua cauda possui de 1 a 5 aguilhões serrilhados capazes de inocular um forte veneno. Além de que a raia-pintada, pelo fato de sua coloração pintada, consegue se camuflar na areia quando há risco de predadores.
Seu dorso possui coloração cinza a marrom com manchas brancas nos jovens e anéis desta cor nos adultos. O ventre é branco.

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Elasmobranchii
Ordem:     Myliobatiformes
Família:     Myliobatidae
Gênero:     Aetobatus
Espécie:     Aetobatus narinari

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor