Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Esquilo aumenta dias de hibernação

Esquilo selvagem 'Urocitellus columbianus'

 Os efeitos das alterações climáticas continuam a provocar mudanças em algumas espécies de animais. Um novo estudo revela que os esquilos selvagens do Canadá alargaram o seu período de hibernação.

A maioria das alterações ecológicas provocadas pelas alterações climáticas estão relacionadas com subida de temperaturas. Neste caso, não é o aumento de temperaturas que provoca mudanças no período de hibernação destes esquilos, mas sim as tempestades de neve fora de época.

A investigação foi levada a cabo por um grupo de biólogos da Universidade de Edimburgo (Escócia) e centrou-se na povoação de esquilos selvagens Urocitellus columbianus, de Alberta (oeste do Canadá). Devido aos curtos períodos de crescimento de vegetação nas zonas onde habita, esta espécie passa a maior parte do ano (oito a nove meses) a hibernar nas montanhas rochosas da América do Norte.
No estudo constatou-se que durante as últimas duas décadas este período aumentou em dez dias. Segundo Jeffrey Lane, autor principal do estudo, as fêmeas despertavam da sua hibernação meio dia mais tarde por cada um dos 20 anos que abarca o estudo.
O calendário de hibernação, em particular o dia em que termina, é considerado de vital importância para o bem estar destes mamíferos, explica Jeffrey Lane.
O prolongamento do período de letargia poderá estar relacionado com a diminuição do número de exemplares de esquilos observado nas últimas duas décadas, pois não têm gordura suficiente para resistir tanto tempo.
A investigação evidenciou que os anos em que o fim da hibernação atrasou, a população decresceu. Geralmente, as espécies habituam-se às novas condições climáticas para sobreviver e obter os recursos básicos. As que não o fazem estão condenadas à extinção.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor