Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Papagaio cinzento tem pensamento lógico


Papagaio cinzento ('Psittacus erithacus')
O papagaio cinzento (Psittacus erithacus) tem pensamento lógico equivalente a uma criança de três anos. Natural das regiões equatoriais de África, este pássaro foi estudado por uma equipa da Universidade de Viena e do Instituto Konrad Lorenz.

Na experiência, os cientistas austríacos agitaram, em frente ao papagaio, dois copos de plástico, um contendo um noz, outro vazio. O pássaro entendeu imediatamente que a noz estaria no copo que fez barulho. Depois, agitaram apenas o copo vazio e colocaram-no junto do outro. Aparentemente, o animal entendeu que a noz devia estar debaixo do outro.

A equipe de investigação assegura que os papagaios cinzentos encontram a noz sempre e com a mesma velocidade, agitando horizontalmente os dois copos ou apenas um deles. Se de um dos copos não sai nenhum barulho, os pássaros deduzem que a noz está no outro, conclui o estudo.

Este tipo de raciocínio só é conhecido em animais como os macacos e nos seres humanos desenvolve-se aos três anos de idade. Ao contrário dos papagaios, os macacos só conseguem concretizar esta 'habilidade' depois de passarem por um treino intenso.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor